Ensine-os sobre o casamento antes que o mundo o faça

As coisas mais importantes e valiosas da vida nem sempre são óbvias para nós. Por exemplo, nós e nossos filhos precisamos ser ensinados a partir da Bíblia o quão incrível o casamento realmente é. A maioria das crianças conhece muitas pessoas casadas - seus pais e avós, tios e tias, vizinhos ou professores. Para eles, o casamento não parece incrível. Eles não sabem que é uma maravilha do evangelho.
Nosso mundo diz que o casamento é algo que inventamos para nós mesmos. Então, podemos reinventá-lo da maneira que quisermos. E, de fato, o nosso mundo está fazendo exatamente isso. Está saturando agressivamente nossos filhos com uma visão nova e anti-bíblica de casamento, sexualidade e florescimento humano. Famílias com diferentes arranjos parentais e papéis e títulos intercambiáveis ​​causam confusão em nossos filhos.
Diga-lhes a história
Mas Deus nos diz algo melhor. Ele nos diz que ele criou o casamento para um propósito sagrado. Seus filhos e netos merecem aprender sobre esse propósito em tenra idade. Quem melhor para aprender do que você?
Ajude seus filhos a perceberem que há duas maneiras de pensar sobre tudo - o caminho do mundo e o caminho de Deus. Você pode dar-lhes uma visão bíblica gloriosa do que Deus pretende que o casamento seja.
Comece de volta à criação do casamento no jardim perfeito do Éden (Gênesis 2). Ensine a seus filhos que mesmo naquele lindo lugar, com todos os animais que o rodeiam, Deus sabia que Adão precisaria de algo mais. Deus sabia que Adão precisava de alguém como ele, mas também diferente dele. E assim, Deus fez a primeira mulher de um modo diferente do que ele fez qualquer outra coisa - ele a fez sair do corpo de Adão. E então, como o pai da noiva no primeiro casamento, ele levou Eva a Adão. O que Deus fez no jardim do Éden é porque as pessoas se casam até hoje. Foi tudo ideia incrível de Deus!
Certifique-se de que seus filhos saibam que, assim como tudo que vem do coração de Deus, o casamento é bom e belo. Se você é casado, mostre a seus filhos que tesouro valioso é seu cônjuge. Fale frequentemente sobre a sua gratidão pelo seu casamento. Deixe seus filhos verem o carinho que você compartilha um com o outro. Certifique-se de ouvir você falar gentilmente com seu cônjuge.
Chame a atenção para outros casamentos sólidos em sua família, igreja e comunidade. Mostre-lhes fotos do seu próprio dia de casamento e deixe-os ver sua alegria em comemorar seu aniversário ano a ano. À medida que envelhecem, levá-los para um casamento e discutir os votos e as  promessas que o casal fez a Deus e uns aos outros.
Deus vê um "nós"
Seus filhos precisam ouvir a definição de casamento de Deus de você - um homem e uma mulher dando a si mesmos um ao outro por toda a vida (Mateus 19: 4–6). É por isso que um casal compartilha tudo. Eles compartilham seus corações, seu nome, sua casa - até mesmo seus corpos. Explique porque papai e mamãe se beijam e se abraçam.
Você pode ajudar seus filhos a entender que quando um homem e uma mulher se casam, Deus não vê mais dois "eu". Ele vê um “nós!”. Você poderia ilustrar dessa maneira: faça dois grandes corações de papel para simbolizar duas pessoas apaixonadas que se casam. Cole-os juntos e deixe secar durante a noite. No dia seguinte, tente separá-los. Os dois se tornaram um, e você não pode separá-los sem ferir os dois.
Fale sobre o divórcio no mais tenro dos termos. Quando o pecado endurece nossos corações (Marcos 10: 2-5), podemos ferir aqueles que devemos amar mais. Ajude seus filhos a aprender como Deus se importa com aqueles que estão sofrendo (Salmo 34:18; Isaías 40:11).

Portanto, Deus nos criou e Deus criou o casamento para nossa alegria e glória.

Texto: Jani Ortlund


Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.