Você acorda descontente ?


É possível estar contente em todas as coisas?

O que significaria estar contente em todas as coisas? Parece que uma centena de frustrações e inconveniências travam guerra em minha mente todos os dias para desafiar o contentamento, e muitas vezes essas coisas parecem estar ganhando a guerra.

Eu tenho um torcicolo. Esse travesseiro tem que ir.

O que eu vou vestir? Estou cansado de todas as minhas roupas.

O rejunte em nosso banheiro precisa ser reparado.

Todo mundo quer algo diferente para o café da manhã.

Meu marido quer usar uma camisa que não tive tempo de passar.

Por que tem que estar chovendo?

Minha mente está agitada com descontentamento, e ainda não são 8 horas! Queremos que cada pequeno detalhe sob nosso controle se ajuste às nossas expectativas. Então, é claro, há coisas além do nosso controle, provações que mudam nossas vidas: filhos rebeldes, doenças, deficiências, perda de um ente querido, perda de emprego, desastre natural, talvez perseguição e, em alguns lugares, fome, guerra, terrorismo.

Coisas grandes e pequenas exercem o poder de destruir o contentamento.

Frágil e imprevisível

A vida no mundo desafia o contentamento. Talvez não devêssemos nos surpreender. Parte do problema é que estamos olhando para o mundo para fornecer conforto, estabilidade, segurança, provisão, amor e esperança. Dado que vivemos em um mundo tão caído, me pergunto por que esperamos que ele forneça essas coisas.

Ninguém e nada no mundo pode realmente nos prometer que teremos um bom emprego, uma boa casa, muita comida, bons amigos, uma família amorosa, boa saúde, segurança ou qualquer outra coisa. Você pode “jogar de acordo com as regras” trabalhando duro, sendo responsável e gentil com os outros, mas não há realmente nenhuma promessa que valha a pena no final. O mundo é frágil e imprevisível. Uma doença, um ataque terrorista, uma guerra, um divórcio e um milhão de outras coisas podem acontecer a qualquer momento. Em um instante, nosso mundo é destruído.

Eu me pergunto o que as milhares de famílias que perderam suas casas e todos os seus pertences pensariam da minha pequena lista matinal de reclamações? Alguns até perderam entes queridos em poucos dias porque as chuvas de repente cairão mais fortes. Quaisquer que sejam as expectativas que essas famílias possam ter tido na semana anterior , e agora se foram. Todo o contentamento repentino significa uma cama, uma refeição quente e roupas doadas.

O único caminho para o contentamento

Deus sabe que vivemos neste mundo caído e imprevisível, então por que a Bíblia nos diz para estarmos contentes? Como podemos nos contentar em condições tão incertas? A verdade é que a Bíblia nunca nos instrui a encontrar nosso contentamento no mundo. Na verdade, ela nos diz exatamente o contrário.

Jesus diz: “Eu vos disse estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo você terá tribulação. Mas tenha coragem; Eu venci o mundo” ( João 16:33 ). Dificuldades e tribulações virão. Mas Jesus diz isso para que ainda tenhamos paz. Como? Jesus venceu o mundo. Jesus venceu o mundo! Está feito!

Só podemos encontrar contentamento real e duradouro neste mundo se o fundamento desse contentamento for uma confiança profunda e permanente no fato de que nosso verdadeiro lar, aquele sem sofrimento, já está garantido. Isso é nosso. Somos trabalhadores de socorro cósmico neste mundo cheio de dor, por um momento, porque Deus determinou que podemos servir melhor aos outros e glorificá-lo aqui agora. Nossa vida e as maneiras como ela se sente quebrada são uma tarefa de Deus para hoje.

Como estamos recebendo o que Deus nos designou hoje? Nosso coração está cheio de desejo de responder ao que ele nos deu de uma maneira que o honre? Mesmo, e às vezes especialmente, nas coisas difíceis, temos uma gloriosa oportunidade de refletir a paz e a alegria que podem até fazer com que outros perguntem a razão de nossa esperança. Quando Jesus promete paz, ele quer que a desfrutemos agora . É claro que será aperfeiçoado na era vindoura, mas não pode ser abalado nem um pouco por qualquer coisa que aconteça neste mundo – a menos que permitamos.

Podemos não ter controle sobre nossas circunstâncias, mas temos controle sobre se encontramos paz nelas.

O que quer que venha

O apóstolo Paulo entendeu isso bem, e ele provavelmente experimentou muito mais tribulações e provações do que você ou eu jamais iremos ( 2 Coríntios 11:23-27 ). Ele foi punido com 39 chicotadas – várias vezes. Ele foi espancado com varas, apedrejado à beira da morte e naufragou três vezes. Ele enfrentou o perigo de rios, ladrões, judeus e gentios - perigos na cidade, perigos no deserto e perigos no mar. Ele experimentou noites sem dormir, fome, sede, frio, exposição e pior.

No entanto, em Filipenses 4:11-13 , Paulo pode dizer com segurança,

Eu aprendi em qualquer situação que eu esteja contente. Eu sei como ser rebaixado e sei como abundar. Em toda e qualquer circunstância, aprendi o segredo de enfrentar a fartura e a fome, a fartura e a necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.

Por que Paulo pode dizer isso? Não conheço um único ser humano hoje que, diante dessas circunstâncias, pudesse dizer que estava “contente”. Paulo poderia dizer que estava contente porque sabia sem dúvida que quando nasceu de novo por meio de Jesus Cristo, nasceu em uma realidade que transcende e conquista este mundo.

Já estou em casa

Paulo não esperava que sua vida aqui fosse fácil, ele simplesmente queria servir com alegria ao seu Salvador e Rei. Ele sabia que já era um residente do céu e ele, como todo cristão no mundo, foi simplesmente deixado aqui em uma “terra estrangeira” para ajudar a levar outros para casa a uma vida na presença de seu amado Salvador que realmente poderia entregar a alegria , saúde, conforto, provisão e esperança que não podemos encontrar neste mundo.

Com essa realidade firmemente em sua mente, não importava muito o que acontecesse com Paul aqui. Ele podia ter certeza de que quando Deus terminasse com ele na terra, ele o chamaria de lar – um lar perfeito de maneiras que este mundo não pode imaginar.

Cada novo teste

Paulo entendeu que “esta leve e momentânea tribulação está nos preparando para um eterno peso de glória além de toda comparação, não olhando para as coisas que se veem, mas para as que não se veem. Pois as coisas que se veem são passageiras, mas as que não se veem são eternas” ( 2 Coríntios 4:17–18 ). Até então, cada nova circunstância torna-se simplesmente a “tarefa” de hoje. Uma oportunidade de brilhar a luz de Jesus em nosso mundo escuro e, no processo, glorificar nosso Deus.

Se desejamos contentamento neste mundo, nós, como Paulo, precisamos meditar na realidade do que significa nascer de novo para uma nova vida em Jesus Cristo. A vida em Cristo não é algo que simplesmente desfrutaremos no céu. Se abraçamos Jesus e tudo o que ele fez por nós, esta é a nossa realidade agora . Ore para que Deus o ajude a se apropriar dessa verdade de maneira mais profunda, para que, como Paulo, você possa confiar em Jesus quando ele diz:

“Paz eu deixo com você; minha paz eu te dou. Não como o mundo dá eu dou a você. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. ( João 14:27 )

Texto: Adrian Segal 





Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.