O sofrimento prova que somos reais


Quando o sofrimento chega, muitas vezes paramos e pedimos a Deus que nos dê o que precisamos para sofrer bem. Às vezes, o próprio sofrimento torna-se inesperadamente a resposta a essa oração.

Uma experiência de sofrimento — com a presença e ajuda de Deus — pode preparar-nos para alguma experiência futura de sofrimento. Na verdade, as Escrituras vão ainda mais longe e dizem que quando recebemos e experimentamos o sofrimento de uma certa maneira, podemos realmente começar a nos alegrar com o nosso sofrimento. Não sofri tanto quanto muitos, mas já sofri o suficiente para querer saber como isso acontece, como podemos nos alegrar mesmo ainda em meio aos nossos sofrimentos. Que filtro milagroso eu poderia colocar nos meus dias mais difíceis para me fazer responder assim? Como poderia a alegria criar raízes e florescer no solo escuro e seco do sofrimento?

Um dos textos mais claros nesse sentido é Romanos 5:3-4 . Se você já ouviu essas palavras repetidamente (como alguns de nós), leia-as novamente, mas diminua o ritmo o suficiente para ouvir o quão surpreendentes elas são.

Regozijamo-nos com os nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz carácter, e o carácter produz esperança. ( Romanos 5:3–4 )

Quem na sua vida fala sobre sofrimento assim? Não apenas recebemos e toleramos o sofrimento quando ele surge; nós nos regozijamos com isso . A nossa esperança não apenas sobrevive ao sofrimento; o sofrimento estranhamente torna a nossa esperança mais forte . O sofrimento produz resistência, que produz caráter, que produz esperança . Sua experiência de sofrimento e perda foi assim?

Antes que o sofrimento chegue

Ora, o sofrimento por si só não produz esperança a partir do zero. O sofrimento não criará esperança onde não há nenhuma. Mas pode servir para fortalecer e refinar uma esperança já viva. Não importa o que soframos e por quanto tempo soframos, ninguém sofre bem sem uma esperança real e permanente em Deus. Veja os versículos imediatamente anteriores:

Obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual permanecemos firmes e nos regozijamos na esperança da glória de Deus . Não apenas isso, mas nos regozijamos com nossos sofrimentos. . . . ( Romanos 5:2–3 )


Antes que o sofrimento possa fortalecer a nossa esperança, primeiro precisamos colocar a nossa esperança mais profunda e mais forte em Deus. Aqueles que conseguem regozijar-se com a experiência do sofrimento, que cria esperança, só o podem fazer porque têm alguma esperança sobre a qual construir. Eles já se alegram na esperança da glória de Deus.

Isso significa que o primeiro passo para sofrer bem é morrer para toda a nossa confiança em nós mesmos e aprender a confiar em Deus. Se o sofrimento o leva para dentro (como costuma acontecer), é provável que você caia em espirais descendentes de desespero, como muitos fazem. Se, no entanto, o sofrimento elevar o seu olhar para alguém que está acima e além dessa dor ou problema, então ele pode se tornar uma escada para uma maior coragem e alegria. A escada pode ser árdua e angustiante, mas pode levá-lo a terreno mais firme e a campos mais justos – se você não for sua própria esperança no sofrimento. O sofrimento não se rebaixará para servi-lo se você não dobrar os joelhos diante de Deus.

O Sofrimento Produz Perseverança

Todos nós podemos ver como a esperança pode ajudar alguém a abraçar e suportar o sofrimento, mas o apóstolo Paulo não se contenta com a mera sobrevivência. Ele exige que o sofrimento fortaleça a esperança e sirva à alegria. Então, como isso acontece? Primeiro, mostrando-nos o quanto Deus pode fazer quando chegamos ao fim do que podemos fazer.

Parte do sofrimento do sofrimento é a suspeita crescente de que não conseguiremos, de que isso nos custará mais do que temos para dar, de que amanhã será a gota d’água. Se você já se sentiu assim, Paulo sabe o que você sente: “Estávamos tão sobrecarregados que não podíamos suportar que desesperamos da própria vida. Na verdade, sentimos que havíamos recebido a sentença de morte” ( 2 Coríntios 1:8 ). Isso não soa como esperança aumentando. Isso não parece alegria. Como poderia Deus reescrever uma sentença de morte e fazê-la dar vida? Próxima linha: “Mas isso foi para nos fazer confiar não em nós mesmos, mas em Deus que ressuscita os mortos” ( 2 Coríntios 1:9 ).

Encontramos esperança no fim de nós mesmos e além dele – no fim de tudo o que podemos fazer, dizer e sentir – se encontrarmos Deus lá. O sofrimento produz esperança porque nos mostra, como nada mais pode, que podemos lidar com mais coisas do que pensamos – com Deus. Em outras palavras, o sofrimento produz resistência . À medida que nos apoiamos em Deus, ele nos fortalece com todo o poder, “de acordo com o seu poder glorioso, com toda perseverança e paciência com alegria” ( Colossenses 1:11 ).

Resistência prova caráter

Em segundo lugar, o sofrimento fortalece a esperança ao revelar e refinar quem realmente somos. Podemos não gostar do que o sofrimento revela, mas ele nos revela. Achávamos que éramos pacientes, até que o carro morreu pela terceira vez este ano. Achávamos que éramos gentis e gentis, até que nosso filho teve outro ataque na hora de dormir. Achávamos que nossa fé era firme e inabalável, até que nosso cônjuge ficou doente, e depois ficou mais doente, e depois mais doente. O sofrimento abala nossas almas, trazendo o pecado à tona, revelando o que há de pior em nós.

E , se Deus começou sua obra em nós, o sofrimento também revela e nutre o que há de melhor feito por Deus em nós. O apóstolo Pedro descreve a beleza e o valor deste doloroso processo:

Nisto vocês se regozijam, embora agora, por um pouco de tempo, se necessário, vocês tenham sido entristecidos por diversas provações, de modo que a genuinidade testada de sua fé - mais preciosa do que o ouro que perece embora seja testado pelo fogo - possa resultar em em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. ( 1 Pedro 1:6–7 )

O milagre da paciência cheia do Espírito brilha mais intensamente nos momentos que testam a paciência. O milagre da bondade brilha mais onde esperamos encontrar irritação e grosseria. O milagre do amor parece ainda mais milagroso quando temos todos os motivos dolorosos para nos concentrarmos em nós mesmos. Circunstâncias confortáveis ​​podem lançar um véu sobre estes milagres, mas o sofrimento traz luz para eles, expondo a obra oculta de Deus dentro de nós.

Em outras palavras, a perseverança produz um caráter comprovado . Nossa paciente perseverança através do sofrimento, com alegria, diz que somos reais – que não somos a alma escravizada pelo pecado que éramos antes, mas uma nova criação de Deus, que ele promete completar (Filipenses 1:6)....

Personagem produz esperança

Se pudéssemos ver que somos reais em Cristo, como isso nos faria sentir em relação ao nosso futuro? Se formos reais – se o Rei dos céus viver em nós, e interceder por nós, e prometer voltar para nós – então o nosso futuro será esmagadoramente brilhante e seguro, não importa quão insuportável o nosso presente possa parecer por agora. Em outras palavras, o caráter produz esperança .

Meus irmãos, tenham muita alegria quando passarem por provações de vários tipos, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz firmeza. E deixe a firmeza ter todo o seu efeito, para que você seja perfeito e completo, sem faltar em nada. ( Tiago 1:2–4 )

O sofrimento exige perseverança, permitindo-nos ver o que Deus pode fazer quando chegamos ao fim de nós mesmos. Suportar as dificuldades com Deus revela o que está acontecendo dentro de nós, à medida que ele nos conforma, passo a passo, à glória de seu Filho. À medida que isso acontece, temos vislumbres da maravilha de quem somos em Cristo. Através do sofrimento, então, vemos que somos alguém que nunca poderíamos ter sido sem a graça.

Maior que o alívio

Portanto, em vez de orar para que Deus preserve a nossa esperança através do sofrimento, poderíamos começar a orar para que Deus construa a nossa esperança através do sofrimento - para que esta época de trevas realmente nos deixe mais próximos e mais confiantes nele. Em vez de simplesmente orar para que Deus nos cure e nos restaure onde estávamos, podemos orar para que ele use o sofrimento para nos fazer crescer e nos levar para onde ele quer que estejamos.

Ela diz o seguinte sobre o poder transformador de suas provações:

Gritei pedindo a Deus que me ajudasse a confiar nele, a me reconectar e a encontrar esperança no que parecia uma escuridão impenetrável. Eu precisava de paz e não conseguia encontrá-la em nenhum lugar além de Cristo. Foi então que minha fé mudou radicalmente. Encontrei uma paz e uma esperança inexplicáveis ​​​​que nunca havia experimentado antes - minha vida fácil e sem problemas não rendeu nada além de desfrutar o presente. Mas o sofrimento estava produzindo algo inabalável. O sofrimento é um catalisador que nos obriga a avançar em uma direção ou outra. Ninguém passa pelo sofrimento inalterado. O sofrimento nos mudará. A questão é se isso nos mudará para melhor, aproximando-nos de Jesus e tornando-nos mais semelhantes a ele. Certamente, quando o sofrimento chegar, ore para que Deus dê o que você precisa para recebê-lo, para sobreviver, para suportá-lo. Mas não pare por aí. Peça-lhe para fazer o que fez repetidamente por Vaneetha. Peça-lhe que faça do sofrimento um servo da sua paz, esperança e alegria nele.


Texto: Marshall Segal




Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.