Não tema as coisas difíceis do casamento

 


Ouvi o Senhor dizer: “Não temas, eu te guiarei e te protegerei”.


Deus estava falando ao meu coração enquanto eu enfrentava meus medos em relação ao casamento. Eu estava namorando meu marido na época e o medo me impediu de prosseguir no relacionamento. Eu tinha medo de me colocar em uma posição vulnerável, porque isso poderia me machucar. Eu queria uma vida sem dor e sofrimento pessoal. Queria tomar as minhas próprias mãos e abrigar o meu coração, em vez de colocá-lo nas mãos do meu Pai.


Quando Deus me disse para não temer, pensei ingenuamente que isso significava que tudo ficaria bem e que nada de ruim aconteceria comigo. Certamente ele me protegeria de um coração partido. Olhando para trás agora, eu não estava confiando verdadeiramente em Deus enquanto caminhava para o casamento; estava confiando em uma perspectiva otimista e no sentimentalismo do romance. Sei disso agora, porque a realidade do casamento acabou corroendo meu otimismo e sentimentalismo. Em vez disso, meus medos se tornaram realidade.


A Orientação do Senhor


Deus não disse que me protegeria? Por que ele me guiaria direto para a dor e o sofrimento em meu casamento? Qualquer tipo de dor é como ser uma criança sozinha num quarto escuro, sem luz noturna, consciente de um monstro debaixo da cama. Queremos apenas que alguém ligue o interruptor da luz e faça o monstro desaparecer. Quando Deus diz: “Não temas”, é porque há coisas a temer neste mundo amaldiçoado, mas ele quer que não temamos aquilo que é terrível.

O casamento pode ser assustador, porque representa o desconhecido. Pode ser difícil, porque estamos conhecendo e vivenciando a interação de nossos pontos fortes e fracos com os de nosso cônjuge. E como seres humanos egoístas, tememos coisas difíceis. Mas Deus traz coisas difíceis para nossas vidas para nos expor e remover as camadas do eu para as quais devemos morrer. Meu medo do casamento era, em essência, o medo do vale da sombra da morte.

O Rei Davi, ele próprio um pastor, escreveu as palavras: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” ( Salmos 23:4 ). David estaria familiarizado com o uso da vara e do cajado no pastoreio. Ele sabia que a vara era usada para numerar as ovelhas. Um bom pastor conta e guarda as suas ovelhas – ele conhece aquelas que lhe pertencem. A vara nos dá conforto quando nos aventuramos no território desconhecido do casamento, porque sabemos que somos contados entre o rebanho comprado por Deus; somos preservados pela própria propriedade de Deus.

A vara e o cajado também são instrumentos para guiar as ovelhas. Embora ele possa nos guiar em direção a vales dolorosos no casamento, ainda podemos confiar no coração do nosso Bom Pastor. Na sua amorosa providência a dor torna-se uma dádiva, que tem o poder de nos colocar de joelhos na dependência de Deus. Como disse Charles Spurgeon: “É uma coisa feliz ser afligido em direção ao céu! É bom ser provado e assim ser zeloso por mais graça divina.”


A Disciplina do Senhor


As batidas do cajado do Pastor não servem apenas para orientação, mas também para disciplina. Essas torneiras não têm o objetivo de nos punir, mas de nos ensinar e instruir. Eles nos mostram o caminho a seguir. Eles nos ensinam a não temer o desconhecido, mas a confiar no coração do nosso Bom Pastor, cuja proteção parece diferente da nossa versão. Ele não promete uma vida livre de dor e dificuldades no casamento, mas promete que protegerá nossas almas eternas. Pois o seu pessoal está pronto para atacar os nossos agressores espirituais, e é a sua presença reconfortante e amorosa que protege os nossos corações e mentes enquanto caminhamos pelo vale das sombras. Sua disciplina é uma forma de proteção contra nossos próprios corações pecaminosos. Para mim, foi minha tendência pecaminosa temer e não confiar em Deus em relação ao meu casamento.

Quando o nosso Bom Pastor nos guia através do vale da sombra no casamento, ele está nos conduzindo diretamente para si mesmo. E isto é muito reconfortante: pertencer a Cristo e receber mais dele através das provações, pois é o próprio Cristo quem caminha conosco no vale escuro. É por isso que Davi pôde dizer: “Não temerei mal algum”. Embora Deus possa nos sujeitar à dor e sofrimento no casamento, ele não o faz por alegria (embora, como Cristo, haja alegria diante de nós). Pois Davi também diz o seguinte sobre Deus: “Tu contaste os meus lançamentos; coloque minhas lágrimas em sua garrafa. Eles não estão no seu livro? ( Salmo 56:8 ).


Jesus, que caminha conosco, traz consigo as suas próprias cicatrizes que testemunham a dor pessoal. Ele caminhou pelo seu próprio vale escuro e agora simpatiza e intercede por nós. De boa vontade, Cristo colocou-se sob a maldição deste mundo, para que pudesse nos proteger de nossa própria maldade e condenação eterna. Ele pagou o preço para nos tornar suas ovelhas amadas e cuidará muito bem daqueles que custaram a própria vida. Um Bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas; temos um pastor assim e com ele não temeremos as coisas difíceis do casamento.


Resumo:  Deus não promete uma vida livre de dor e dificuldades no casamento, mas promete que protegerá nossas almas.

Texto: Liz Wann 




Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.