Como vencer o medo?

O dicionário oferece três diferentes matizes de significado para a palavra medo:

O medo é um sentimento de ansiedade e agitação causado pela presença ou proximidade de perigo. Exemplo é quando somos chamados pelo patrão, pai ou outra pessoa que exerce autoridade sobre nós e agente sente aquela sensação de  desconforto  no estômago.
O medo é um sentimento de desassossego. Por exemplo quando o filho sai de casa e  não volta na hora marcada.
O medo é também um sentimento de temor respeitoso ou de pavor quando a pessoa, p. ex., dá de frente com um leão.
Raymond Cramer, escritor do livro A Psicologia de Jesus e a Saúde Mental, disse o seguinte: “ O medo é uma reação emocional conscientemente reconhecida, estimulada em geral por alguma ameaça real.”

Uma coisa é certa: muitas pessoas têm medo de muitas coisas: do escuro, de lugares altos, de outras pessoas, do fracasso, do mau hálito, de não serem aceitas, do bicho papão, do desconhecido, etc.

Do que você tem medo? Há como superar  o medo? Como vencer o medo?

Faça distinção entre o perigo real do imaginário: “De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco.”
O texto diz que uma violenta tempestade sobreveio sobre o barco dos discípulos, a ponto de as ondas os cobrirem. Algo comparado a um ciclone em alto mar.

Realmente a situação deveria ser muito apavorante pois os discípulos eram pescadores experientes, portanto, deveriam ter feito de tudo para não deixarem o barco afundar, mas mesmos os mais experientes, os mais bem preparados, também passam por momentos de temor real em suas vidas.

E essa é a  diferença entre muitas pessoas que tem medo de alguma coisa:  medo de algo real e medo de imaginários.
Faça uma conferência consigo mesmo, ou seja, pare um momento e critique seu medo: Porque estou com medo disso? Isso é real? Isso realmente existe? 
Será que o seu medo não é imaginário? Será que você tem alimentado um sentimento que não é real em sua vida? Critique seu medo, questione–o e rejeite-o.

Enfrente o perigo com uma fé ousada: Ele perguntou: “Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé”

A palavra traduzida como medo no texto, vem do grego deilós que significa tímido ou covarde
Esta palavra é usada no sentido negativo, com relação aos que renegam a sua fé sob forte pressão.
Os discípulos, na hora que mais precisavam ter fé, abriram mão dela.
Isso acontece muito, principalmente porque  pensasse que a fé irá impedir com que situações de tensão e pressão envolvam a vida. Não, quanto mais fé você tiver mais situações difíceis você irá enfrentar. A fé aumenta justamente quando ela é provada!

A questão é: o que você faz quando a pressão aumenta? O que você faz quando o inesperado acontece? O que você faz quando se vê em real situação de perigo? Você vai crer no agir poderoso de Deus ou vai se desesperar ?

Paulo em 1Timóteo 1:7 diz: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” Ou seja, nossa fé em Deus é uma fé que não deve temer, pois em Deus podemos vencer qualquer situação. È preciso então que se tenha mais ousadia diante de uma situação de aparente perigo. A coragem não é a ausência do medo mais a ousadia de ir além do medo.

É interessante quando agente enfrenta um perigo e vence: a gente passa a brincar da situação. Minha filha ficava com medo de se jogar em meus braços de um lugar um pouco alto, mas desde do momento em que ela se jogou e eu a agarrei ela toda hora queria brincar de se jogar nos meus braços. Assim acontece com a gente se agente tiver coragem para enfrentar o medo com ousadia: o medo passará a ser uma brincadeira.

 Confie que, em meio ao perigo, Jesus agirá em seu favor: Os discípulos foram acordá-lo, clamando: “Senhor, salva-nos! Vamos morrer!”... “Então ele se levantou e repreendeu os ventos e o mar, e fez-se completa bonança.”
Se em todo caso você sentir que não tem jeito, a coisa realmente é real e o barco está afundando, então não tenha vergonha de gritar pelo socorro de Jesus. Graças a Deus por que temos a certeza de que , ao clamarmos, seremos escutados!

Por isso está escrito: “o Senhor é meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? (hebreus 13:6)
E você tem crido no auxílio de Deus? Você crê que Jesus é o seu auxílio em tempos de angustia? Jesus tem sido o Senhor da sua vida? Você é um discípulo de Jesus?

O medo pode invadir sua alma em certas ocasiões, mas ele também pode ser vencido se você distinguir o real do irreal, se você enfrenta-lo com fé ousada e se você confiar que Jesus lhe ouvira quando você clamar a Ele.
Que Jesus seja o centro de todas as coisas

Texto: André Santos de Almeida




Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.