A SÓS COM DEUS...

Hoje em dia todos nós vivemos um grande desafio: Valorizar nossos relacionamentos em contrapartida ao pouco tempo que dispomos. Vivemos atrelados ao trabalho, compromissos, e-mails, estudos e tantos outros afazeres com os quais gastamos a maior parte de nosso dia. Com o pouco tempo que ainda nos sobra procuramos dar um mínimo de atenção a nossa família e afazeres domésticos.
É raro conseguirmos gastar mais uma hora em uma conversa, seja com alguém conhecido ou não. Estamos na era do msn e do twitter onde as mensagens devem ser curtas e objetivas. Nos tornamos mais presos as nossas agendas, horários e escalas de tarefas do que as pessoas que nos cercam.
Esse estilo de vida, no qual somos obrigados a viver, praticamente nos proibiu em compartilhar nossos sentimentos, esperanças e frustrações com o próximo, sendo certamente uma das principais causas do grande número de pessoas que vivem em depressão e outras doenças psicossomáticas.
Entretanto, a Palavra de Deus nos ensina que por mais ocupada seja a nossa vida precisamos ter contato com Deus. Nesse sentido, o evangelho Lucas nos dá uma preciosa lição a respeito da importância em reservarmos um tempo exclusivamente dedicado a Ele, Leia: (Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 38 a 42).

“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia, e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária. E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Evangelho de Lucas, capítulo 10, versículos 38 a 42).

Observe que Marta, embora estivesse hospedando Jesus em sua casa, usufruindo de sua companhia, contudo não tinha tempo em dedicar-lhe um minuto de atenção, preferindo ocupar-se com os afazeres domésticos. Porém, Maria sua irmã não importou-se com a casa, ou outros compromissos, optando por escutar o que Jesus lhe ensinava.
Deus nos conhece tão intimamente, dependendo apenas de nós a decisão se queremos nos relacionar com Ele ou não. Mas como relacionar-se com alguém com quem não temos tempo para conversar?
Em muitas ocasiões precisei conversar com amigos de minha confiança e intimidade. Para isso era fundamental poder reservar um tempo e lugar apropriado para conversarmos. Quanto mais próximo e mais íntimo for seu amigo, mais prazeroso será gastar seu tempo em conversar com ele.
A Bíblia nos mostra que até mesmo Jesus, sendo Ele próprio Deus entre nós, carecia ficar a sós com o Pai:

“E aconteceu que naqueles dias subiu ao monte a orar, e passou a noite em oração a Deus.” (Evangelho de Lucas, capítulo 6, versículo 1).

“Ele, porém, retirava-se para os desertos, e ali orava.” (Evangelho de Lucas, capítulo 5, versículo 16).

“E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.” (Evangelho de Marcos, capítulo 14, versículo 32).

Orar é conversar com Deus, é ter intimidade com Ele.
Talvez você se sinta constrangido ou preocupado com o fato de não sentir-se digno em dirigir-se a Deus. Talvez você não saiba exatamente que palavras deverá usar. Ou até tenha dúvidas em não ter certeza de que Deus possa ouvi-lo.
Caro amigo, primeiramente é necessário termos a certeza que Deus não está pré-estabelecendo condições ou critérios que você precise preencher para poder falar com Ele, mas é necessário entender que a única exigência para você poder orar a Deus é acreditar Nele:

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Carta aos Hebreus, capítulo 11, versículo 6).  

Em segundo lugar, saiba que Deus jamais lhe desprezará. Seja qual for a sua situação ou condição pessoal, Ele não recusará em lhe dar atenção:

“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.”(Evangelho de João, capítulo 6, versículo 37).

Por fim, saiba que Deus por mais sublime e poderoso que seja, Ele estará pronto para lhe ajudar: Leia (Carta aos Hebreus, capítulo 4, versículos 14 a 16).

Lembre-se que Deus quer relacionar-se com você! Experimente ficar a sós com Deus, não apenas para lhe fazer pedidos. O que você diria de um amigo que lhe procurasse apenas para lhe pedir coisas? Deus quer revelar-se a você! Ele quer compartilhar coisas maravilhosas:

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.” (Livro do Profeta Jeremias, capítulo 33, versículo 3).

Saiba que por mais ocupado seja seu tempo, todos os seus afazeres e compromissos passarão, mas seu relacionamento com Deus é eterno. Ele é a sua prioridade:

“Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”(Evangelho de Mateus, capítulo 6, versículo 31 a 33).

Que Deus te abençoe grandemente!

Todas as citações bíblicas mencionadas nesse texto foram Extraídas da Bíblia Sagrada, Versão ALMEIDA, Corrigida e Revisada.


Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.