Aceite Jesus em Sua Palavra

 


APRENDENDO COM SEU AMOR PELAS ESCRITURAS

O que significa ser um discípulo cristão? Colocando da forma mais simples possível, ser discípulo significa seguir Jesus Cristo. Os discípulos cristãos querem seguir o seu Senhor em tudo, ser moldados pelos seus ensinamentos e pelo seu exemplo na maneira como pensam, sentem e se comportam. Queremos que ele esteja no centro da nossa perspectiva do mundo, que a sua missão seja a prioridade da nossa vida, que a sua glória seja a nossa principal preocupação em todos os empreendimentos. Isto é tão verdadeiro para o teólogo cristão como para qualquer outro discípulo.

A teologia cristã pode começar de forma útil em vários lugares. Sua base fundamental reside no próprio Deus triúno. A teologia tem sido definida há muito tempo como “palavras sobre Deus e todas as coisas em relação a Deus”. No entanto, porque o que sabemos sobre Deus é tornado conhecido por Deus – falado através dos profetas e apóstolos, e dado a nós na forma mais permanente das Escrituras – toda a verdadeira teologia surge e é testada pela Bíblia. Assim, poderíamos iniciar a discussão de qualquer tema teológico com uma reflexão sobre a pessoa do Deus triúno ou sobre o que a Bíblia nos diz sobre aquele tema específico.

Mas o que torna a teologia especificamente teologia cristã é o lugar crítico concedido a Jesus Cristo, o Filho de Deus encarnado e Salvador do mundo. Ele é aquele em quem a revelação do Deus triúno encontra seu foco adequado ( João 1:18 ; Hebreus 1:1-3 ; 2 Coríntios 1:20 ), ele é aquele que nos permite chegar diante do Deus que fez nos sem medo ( Efésios 3:11-12 ), e foi ele quem endossou o AnJoão 1:18tigoJoão 1:18 Testamento ( Lucas 24:44 ) e encomendou o programa apostólico queJoão 1:18 produziu o Novo Testamento ( Mateus 28:19-20 ). A atenção prévia ao que Jesus ensinou é como o teólogo cristão demonstra um discipulado fiel.

Vendo o que Jesus viu

A fé cristã é uma confiança pessoal num Senhor vivo. Significa deleitar-se em Deus e em tudo o que ele fez ao nos criar e nos redimir. Significa seguir o seu Filho, dado para que o terrível problema do nosso pecado possa ser resolvido a partir de dentro, de forma completa e para sempre. Resta algo profundamente pessoal no discipulado cristão genuíno. Jesus não é conhecido à distância.

Tragicamente, alguns tentaram contrapor esta relação pessoal de confiança e amor à obediência confiante, mas humilde, ao ensino das Escrituras. “Seguimos Jesus, não a Bíblia”, escreveu tolamente um homem. 4 No entanto, esta é uma escolha falsa que não teria feito qualquer sentido para o próprio Jesus. Se quisermos levar Jesus a sério, devemos levar a Bíblia a sério, porque ele o fez! Por outro lado, se não levarmos a Bíblia a sério — esperando que o nosso pensamento seja mudado, moldado e dirigido pelos seus ensinamentos — então, no final, não estaremos a levar Jesus a sério. Jesus e a Bíblia não são de alguma forma concorrentes pelo manto da verdade. Aquele que disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida” ( João 14:6 ) também disse ao seu Pai: “Eu lhes dei a tua palavra. . . . Santifique-os na verdade; a tua palavra é a verdade” ( João 17:14 , 17 ).

O que Jesus viu nas Escrituras? Ele viu a palavra escrita de Deus dada para o rico benefício de seu povo e para a glória de seu próprio nome. Ele viu uma palavra que desafia a religiosidade fácil e nos convida à alegria dos fiéis que vivem em comunhão com o Deus que criou todas as coisas com apenas uma palavra. Ele viu uma palavra em que vale a pena confiar porque, embora o que foi escrito tenha sido originalmente escrito por seres humanos, só veio a existir através da obra do Espírito Santo. Estas são verdadeiramente as palavras de Moisés, de David ou de Jeremias, activa e criativamente envolvidas na sua expressão - mas estas são, finalmente, as palavras de Deus para nós.

Assim, os teólogos cristãos, como todos os outros discípulos do Senhor Jesus, encontram nele o exemplo que desafia e orienta tudo o que fazem. Manter Jesus no centro da nossa doutrina das Escrituras impede-nos de opor a sua autoridade à do texto bíblico. Também nos impede de perturbar o equilíbrio adequado entre a teologia bíblica e a teologia histórica, mesmo no interesse de uma recuperação da “grande tradição teológica”, pois as palavras de Deus são sempre mais importantes do que as palavras daqueles que falam sobre Deus.

Finalmente, lembra-nos que o nosso envolvimento com as Escrituras é pessoal e relacional, não meramente teórico e abstrato, embora envolva as aplicações das nossas mentes. Não podemos falar corretamente sobre Deus à distância ou (como costumava dizer um amigo meu) “como se ele tivesse acabado de sair da sala por um minuto”.

Ao seguir Jesus, descobrimos que estamos no lugar indicado pelo profeta Isaías: “Este é aquele para quem olharei: aquele que é humilde e contrito de espírito e que treme da minha palavra” ( Isaías 66:2 ).


RESUMO: Discipulado fiel significa seguir Jesus e submeter-se à sua autoridade em todas as áreas da vida, incluindo a forma como tratamos a Bíblia. Jesus apelou para a autoridade das Escrituras diante da tentação e da oposição. Ele usou isso para ensinar seus discípulos. E o mais importante é que ele recorreu às Escrituras para explicar quem ele era, a mensagem que pregou e as obras que realizou. A leitura fiel das Escrituras segue os passos de Jesus, submetendo-se à autoridade da Bíblia que tanto o antecipa como o explica.


Texto: Marcos D. Thompson




Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.