O amigo que todos precisamos


“O amigo ama em todos os momentos, e para a adversidade nasce um irmão” Provérbios 17:17).Que alegria é ter um amigo, em quem podemos confiar e receber ajuda e incentivo, alguém que nos conhece e nos ama exatamente como somos. Ter um amigo caminhando ao nosso lado nos momentos mais sombrios é uma grande bênção.


Mas a amizade, como todas as coisas neste mundo decaído, está quebrada. Por causa do pecado, temos conflitos com outras pessoas. Buscamos nosso próprio caminho. Nós machucamos e traímos uns aos outros. Sabemos o que é ter um amigo que nos decepciona e nos decepciona. Provavelmente já tivemos amigos que traíram nossas confidências com outras pessoas. Talvez até tenhamos amigos que viraram as costas e nos rejeitaram. Certamente sabemos como é quando amigos íntimos do passado desaparecem no tempo e na distância. Alguns de nós talvez conheçamos a dor de perder um amigo através da morte.

Como resultado, pode ser fácil tornar-se cínico em relação à amizade. Podemos ser desconfiados e cautelosos. Podemos achar que os relacionamentos online ou através das redes sociais são mais atraentes do que amizades de carne e osso. Podemos manter os relacionamentos que temos à distância, nunca confiando o suficiente para compartilhar o que realmente está acontecendo em nosso coração. E alguns podem desistir completamente da amizade, preferindo viver sozinhos.

Sim, a amizade é difícil e às vezes até dolorosa. Mas Jesus veio para redimir e restaurar todas as coisas, incluindo o nosso relacionamento uns com os outros.

Nosso amigo perfeito

Há um antigo hino intitulado que diz:


Jesus! Que amigo para os pecadores!
Jesus! Amante da minha alma;
Amigos podem me falhar, inimigos me atacar,
Ele, meu Salvador, me cura.


Charles Spurgeon disse uma vez: “Oh! Poder dizer ‘Cristo é meu amigo’ é uma das coisas mais doces do mundo.” Embora Jesus tenha sido ridicularizado por ser amigo dos pecadores (Lucas 7:34), aqueles que foram resgatados do pecado através do sacrifício de Jesus na cruz conhecem o doce sabor de cantar as palavras: “Jesus! Que amigo para os pecadores!”

Embora nossos amigos terrenos possam falhar conosco e inimigos terrenos nos assaltem, Jesus está ao nosso lado, nosso amigo perfeito. Seu amor por nós é incondicional; não se baseia em quem somos e no que fizemos. Seu amor não é inconstante ou temporário. Ele não faz promessas e depois deixa de cumpri-las. Ele não se voltará contra nós e nos rejeitará. O amor de Jesus por nós é eterno, estendendo-se desde a eternidade passada, antes mesmo de o tempo começar ( Efésios 1:4-5 ). E nada pode nos separar do seu amor ( Romanos 8:38-39 ). Mesmo agora, ele está trabalhando por nós, intercedendo diante do Pai em nosso favor: “Portanto, ele é capaz de salvar perfeitamente aqueles que por meio dele se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles” ( Hebreus 7:25 ).

Como nosso amigo, Jesus não só quer o melhor para nós, mas também sabe o que é melhor para nós e garante que apenas o melhor nos aconteça. Ele cuida de todos os detalhes da nossa vida para o nosso bem e para a sua glória. Ele nos conforta, nos guia, ouve todos os nossos clamores, sabe do que precisamos antes mesmo de precisarmos e trabalha em nós em todos os momentos, transformando-nos à sua própria imagem justa.

Ele é o amigo que nunca tivemos, o amigo que nunca merecemos, o único amigo de que todos precisamos – nosso amigo perfeito.

Nosso primeiro amigo

As amizades que temos com outros crentes estão enraizadas na nossa amizade com Cristo. Eles florescem e dão frutos no nosso relacionamento com ele. Na verdade, a nossa amizade com Jesus cria e molda as nossas amizades com os outros.

Jesus se descreve como a videira e nós como os ramos,

“Permaneça em mim e eu em você. Assim como o ramo por si só não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vocês não poderão dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os galhos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer”. ( João 15:4–5 )

Através da fé no que Jesus fez por nós em sua vida perfeita, morte sacrificial e ressurreição triunfante, estamos unidos a ele. Através desta união, recebemos todos os benefícios do que ele fez por nós – justificação, adoção, santificação, glorificação e muito mais. Assim como um ramo recebe a vida e o sustento da videira, nós também recebemos a nossa vida espiritual e saúde através da nossa união com Cristo. Crescemos e damos frutos daquilo que ele fornece.

Uma amizade molda toda amizade

Todas as outras amizades que um cristão faz ou mantém derivam dessa amizade. Quando somos adotados pelo Pai através de Jesus, estamos unidos a todos os outros crentes; eles são nossos irmãos e irmãs no Senhor. Os crentes do passado, do presente e até mesmo os que ainda vão nascer são nossos irmãos em Cristo. Estamos unidos a eles assim como as partes de um corpo humano estão ligadas umas às outras. Na verdade, estamos tão unidos que quando uma parte do corpo dói, todos nós sofremos ( 1 Coríntios 12:26 ).

Só podemos amar uns aos outros porque Deus nos amou primeiro ( 1 João 4:19 ). A amizade bíblica começa com Cristo e se estende para fora, e não o contrário. Seu amor flui para dentro de nós e, a partir desse amor, amamos os outros. Ao permanecermos nele, somos estimulados a amar e servir nossos irmãos e irmãs. Recebemos de Cristo o alimento que precisamos e depois compartilhamos esse alimento espiritual com outras pessoas. E porque bebem da mesma videira, fazem o mesmo por nós.

Todos nós chegamos à fé da mesma maneira, pela graça através da fé. Nenhum de nós tem tudo sob controle; todos nós confiamos na graça e no favor de Deus. Porque conhecemos a misericórdia e o perdão de Jesus, podemos ser pacientes e tolerantes uns com os outros ( Efésios 4:32 ). A graça constante de Jesus para conosco quando pecamos e falhamos com ele nos permite perdoar os outros quando eles falham ou pecam contra nós.

Jesus é nosso primeiro amigo, criando e moldando nossas amizades com os outros. Amamos pelo transbordamento de seu amor por nós. Jesus também é nosso amigo perfeito, aquele que ama em todos os momentos. Quando os amigos nos falham e nos decepcionam, podemos continuar a amá-los porque sabemos que fomos amados com um amor perfeito e infalível. Porque — como diz o antigo hino — Jesus está connosco até ao fim.


Resumo: Portanto, ele é capaz de salvar definitivamente aqueles que, por meio dele, se aproximam de Deus, pois vive sempre para interceder por eles.  Hebreus 7:25


Texto:  Christina Fox






Comentários

Selecione texto - Libras

Postagens mais visitadas

Versículo do Dia

IEQ Maceió

IEQ Maceió

Inscreva - se em nosso canal

Inscreva - se em nosso canal
Clique e conheça

Memória Quadrangular

Deus pode transformar sua vida

O nosso Blog tem mais de 594 artigos e cada dia aumenta . Compartilhe!

Blog IEQ Maceió

Deste 2005

Doar Sangue é compartilhar vida

Mensagem

Deus nunca vai te dar mais se você não valorizar o que tem.